Escola Secundária de Bocage

Área de Projecto 12º ano D

Sobre nós...

Escolhemos este tema por vários motivos, entre os quais o facto de: estar relacionado com a nossa área e com os nossos interesses; querermos ter a experiência de fazer voluntariado; sensibilizar e envolver a comunidade escolar neste tema. Para além disto, consideramos um projecto importante e que merece o nosso envolvimento, visto que todas as pessoas, ao longo da sua vida, deveriam contribuir para uma causa humanitária deste tipo, atendendo ao facto de que existem muitas pessoas necessitadas que merecem a nossa ajuda. Deste modo, julgamos que esta experiência irá enriquecer, tanto os elementos do grupo como toda a comunidade escolar envolvida no projecto, sob o ponto de vista humanitário.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Opinião de Aida Teixeira sobre o Voluntariado , noticia do Jornal de Setúbal

"Num país em que reina a insatisfação generalizada sobre as áreas fundamentais para qualquer pessoa, tais como, saúde, educação, justiça, é de valorizar uma actividade que, embora silenciosa, se destaca pela capacidade de entrega de quem a pratica: VOLUNTARIADO.
Muitos de nós, não nos apercebemos que em nosso redor existe alguém que se entrega ao seu semelhante, dando de si, não requerendo qualquer retributo material- os voluntários.
O seu trabalho é de enaltecer e louvar, pela dedicação e capacidade de transmitir conforto, quer através de uma simples palavra ou de algo mais específico.
Existe em Portugal, nomeadamente em Hospitais, em particular no Instituto Português de Oncologia, um grande número de voluntários que dia após dia, se revelam num precioso auxílio aos utentes.
Naquele hospital, onde se tratam doenças do foro oncológico, extremamente fragilizantes para quem delas padece, graças aos voluntários, pode sempre contar-se com um ombro amigo, cuidador e zeloso, bem como, disponível e dedicado.
É gratificante saber que alguém se preocupa com aqueles que sofrem! Alguém que ofereça um café quentinho, que dê o comer à boca quando se está acamado, que indica o caminho com um sorriso nos lábios ou até mesmo alguém que distribui um rebuçado enquanto se espera consulta ou tratamento! Alguém que humaniza o espaço!
Num País carente de valores morais, recheado de egocentrismo, preocupado com assuntos materiais, é bom que se ressaltem as excepções, que derivam ser a regra, e que se dedique algum tempo a valorizar quem merece.
Neste âmbito, criou-se o "Dia do Voluntariado", comemorado na semana passada, mas divulgado num misto de camuflagem e silêncio, sem relevante destaque, por parte dos órgãos de comunicação social.
Realmente, não é notícia sensacionalista, nem tão pouco chamativa ou vendável. Mas é por certo, notícia humanista, verdadeira e passível de tocar fundo no coração de cada um de nós.
A mente Humana, provado já, tende a copiar os exemplos repetidos...
Poder-se-á então concluir, que se se publicasse e divulgasse com maior assiduidade e persistência o trabalho realizado por todos os voluntários, havia um maior números de pessoas a seguir a sua obra?
Vale a pena tentar! "

Sem comentários: