Escola Secundária de Bocage

Área de Projecto 12º ano D

Sobre nós...

Escolhemos este tema por vários motivos, entre os quais o facto de: estar relacionado com a nossa área e com os nossos interesses; querermos ter a experiência de fazer voluntariado; sensibilizar e envolver a comunidade escolar neste tema. Para além disto, consideramos um projecto importante e que merece o nosso envolvimento, visto que todas as pessoas, ao longo da sua vida, deveriam contribuir para uma causa humanitária deste tipo, atendendo ao facto de que existem muitas pessoas necessitadas que merecem a nossa ajuda. Deste modo, julgamos que esta experiência irá enriquecer, tanto os elementos do grupo como toda a comunidade escolar envolvida no projecto, sob o ponto de vista humanitário.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Governadora Civil homenageou as Ligas dos Amigos dos Hospitais, noticia do Jornal de Setúbal

Eurídice Pereira, Governadora Civil do Distrito de Setúbal concluiu, no passado dia 5 de Dezembro, data que se assinalou o Dia Internacional do Voluntariado, a sua visita à Liga dos Amigos dos Hospitais do distrito, visitando os hospitais do Litoral Alentejano, do Outão e de São Bernardo. "Vocês têm a particularidade de terem tudo aquilo que os outros têm", nomeadamente "a partilha, a solidariedade, o afecto, o facto de disponabilizarem o vosso tempo e, ainda, liderarem diariamente com situações delicadas, quer com as famílias, quer com os doentes", referiu a governadora justificando a razão pela qual decidiu homenagear as Ligas dos Amigos dos Hospitais.
No hospital de S.Bernardo, a governadora foi convidada a vestir uma bata amarela e a assumir, por meia hora, o papel de voluntária tendo, para esse efeito, percorrido os corredores da urgência pediátrica e oferecido brinquedos e livros aos mais pequenos que ali se encontravam, ficando, para mais tarde, o compromisso de vir a abraçar o voluntariado. " Quando a minha actividade política e profissional me libertar um pouco mais o tempo, quem sabe se não serei uma assídua participante junto destas pessoas de bem", referiu a governadora.
Nos hospitais que visitou, Eurídice Pereira prestou o seu reconhecimento pelo trabalho prestado pelas Ligas e pelo exemplo que dão a todo o País, realçando que o "exercício de cidadania activa encontra o seu estado mais puro exactamente nos voluntários.", onde se encontram "pessoas que tiram, às duas famílias e a si própias, tempo para disponibilizarem aos outros" que realmente precisam. "Acabam por ter contacto com o nascimento, momento de felicidade, e com a perda da vida, momento de dor, e por isso quero deixar-vos um reconhecimento especial pela vossa actuação em prol dos outros, contribuindo para momentos de alívio e de menor sofrimento", sublinhou.
Durante a sua visita, a governadora ouviu, também, os testemunhos de quem diariamente pratica este tipo de serviço voluntário, em particular de Salomé Varela, a mais antiga voluntária da Ligas dos Amigos do Hospital do Litoral Alentejado, criada em1987. "Muito tenho aprendido nesta casa, com os médicos, enfermeiros e até com doentes, com a aceitação que têm pelas doenças. A recuperação do doente não depende só do tratamento, mas do seu desenvolvimento integral e às vezes não há nada a fazer, apenas dar-lhes a mão", disse a voluntária.
A governadora homenageou ainda, no dia anterior, os voluntários do Hospital do Montijo, do Hospital N.ª Sr.ª do Rosário, no Barreiro, e do Hospital Garcia de Orta.

Sem comentários: