Escola Secundária de Bocage

Área de Projecto 12º ano D

Sobre nós...

Escolhemos este tema por vários motivos, entre os quais o facto de: estar relacionado com a nossa área e com os nossos interesses; querermos ter a experiência de fazer voluntariado; sensibilizar e envolver a comunidade escolar neste tema. Para além disto, consideramos um projecto importante e que merece o nosso envolvimento, visto que todas as pessoas, ao longo da sua vida, deveriam contribuir para uma causa humanitária deste tipo, atendendo ao facto de que existem muitas pessoas necessitadas que merecem a nossa ajuda. Deste modo, julgamos que esta experiência irá enriquecer, tanto os elementos do grupo como toda a comunidade escolar envolvida no projecto, sob o ponto de vista humanitário.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Entrevista à Responsável Geral do Corpo de Voluntariado do Hospital de S. Bernardo (D. Mª Eugénia Canito)

1) O que significa para si humanizar o hospital?
R: Para mim, humanizar o hospital significa oferecer gratuitamente o meu tempo disponível ao doente ajudando-o, para que o seu isolamento de familiares e amigos não seja tão difícil de suportar, isto é, fazer que os dias menos felizes da sua vida sejam mais felizes.

2) Tem a seu cargo um grande grupo de pessoas que dão o melhor de si para conseguirem dar ao Hopital, ou melhor, aos doentes e seus familiares, um ambiente mais acolhedor e humano. Considera o número de voluntários que tem neste momento suficiente para alcançar esse objectivo?
R: Não, de modo nenhum! O hospital de S. Bernardo é já um hospital com grandes dimensões e nós não temos voluntários suficientes para dar apoio em todos os serviços.

3)Um voluntário ao apresentar a sua candidatura de admissão ao corpo de voluntariado é sujeito a alguma selecção? E quanto à sua formação, é-lhe facultado algum curso de preparação?
R: Com certeza. Por muita vontade que um candidato tenha em fazer parte do nosso grupo, terá que reunir o mínimo de condições, tais como: disponibilidade, responsabilidade, vocação, humildade, etc. Terá que frequentar um curso de formação após entrevista com coordenadora e uma outra com uma psicóloga.

4) Depois de incorporados, os voluntários têm tarefas específicas nos vários serviços do hospital, tanto a nível do acolhimento como do internamento, de forma a diminuir o sofrimento do doente. Diga-nos quais são essas tarefas e como são desenvolvidas.
R: As tarefas são de acordo com a disponibilidade e a personalidade do voluntário. Na urgência o voluntário tenta apoiar a família assim como o doente no sentido de o familiar estar informado "no possível" como se encontra o seu doente, e com o doente tenta-se atenuar a sua angústia. Nos vários serviços de Café com Leite tenta-se atenuar o tempo de espera oferecendo um café ou um chá com uma bolacha. Nas enfermarias dá-se o apoio nas refeições. Enfim, todos estes serviços e os restantes, que ao todo são 20, têm todos a finalidade de contribuir para uma melhor humanização.

5) O serviço de urgência, é um serviço particularmente propenso a uma maior desumanização, pois as situações que ali surgem requerem tratamento de urgência imediata, o que faz relegar para segundo plano o tratamento humano, de que tanto necessita uma pessoa em situação de fragilidade. Existem algumas tarefas específicas neste serviço, desenvolvidas pelos voluntarios ao nível do acolhimento do doente?
R: Vamos lá ver, o serviço de urgência é um dos serviços onde a nossa presença é muito útil, porque geralmente a pessoa doente chega alí em situação muito dramática e o familiar, não pode entrar para acompanhar o seu doente, fica no lado de fora numa situação não menos dramática. Então, nós os voluntários podemos desempenhar um trabalho muito humanizante acalmando o familiar e ajudando-o trazendo informação possivel sobre o doente.

6) Existindo uma unidade de internamento na urgência, existirão também tarefas concretas nesta área. Quais são essas tarefas?
R: Sim, outro serviço onde o nosso trabalho é muito útil e gratificante. Esta visita de S.O é so realizada pelos voluntários

7) Que trabalho é desenvolvido pelos voluntários, de forma a permitir aos doentes naquele serviço internados, um maior contacto com os seus familiares ?
R: Como sabem, no S.O não há visitas, mas por concessão deste serviço, os voluntários podem acompanhar dois familiares para cada doente durante um tempo mínimo, durante uma hora diária. Este serviço é feito nos 365 dias do ano. Sempre que o voluntário não possa comparecer terá que se fazer substituir.

8) Para a realização de todas essas tarefas, quantos elementos tem a trabalhar na urgência? Considera suficientes ou nao?
R: No S.O estão de serviço dois voluntários diários e na urgência dois voluntarios durante a manhã e dois à tarde.

9) De certeza que o voluntariado e seus responsáveis têm planos ou projectos para o futuro. Fale-nos um pouco desses projectos e a forma como pensam desenvolvê-los.
R: Os projectos são muitos. Nós somos cerca de 200 voluntários e estamos em 20 serviços, mas não estamos noutros locais onde também nos solicitam a nossa ajuda. Mas esperamos que o número de voluntários aumente, para podermos dar apoio noutros serviços.

Sem comentários: